Sobre

Contraponto Digital é um jornal online produzido pelos alunos das disciplinas “Projetos Gráficos: Contraponto” e “Jornalismo Experimental”, ministradas nos 5º e 6º semestres do curso de jornalismo da PUC-SP, sob orientação dos professores Anna Flávia Feldmann e Leonardo Sakamoto.

Trata-se de uma nova experiência, a partir de 2017, do jornal laboratório Contraponto, impresso que é veículo de aprendizagem para os alunos do curso, com tiragem de duas mil unidades por edição mensal.

O Contraponto se dedica a fazer crítica da mídia, do Jornalismo e das comunicações em geral, mostrando o que existe de positivo e de negativo na imprensa hegemônica e contra-hegemônica, bem como se dedica a defender a democratização da comunicação com o objetivo de assegurar a democratização da sociedade. Nosso jornal laboratório, assim, é um jornal sobre o Jornalismo – nosso objeto de estudo acadêmico e de dedicação profissional, mas que não deixa de discutir as questões contemporâneas de relevância nacional ou internacional. Em 2002, o Contraponto foi considerado o melhor do país em jornalismo impresso da Expocom — Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação.

Editor do Contraponto desde sua fundação, professor José Arbex Jr. falou sobre o impresso:

Adequando-se às novas realidades de um mundo cada vez mais online, o Contraponto Digital pretende transpor para esse novo ambiente a essência de sua versão impressa, valendo-se, por sua vez, dos diversos recursos multimídia que a linguagem virtual oferece.