Autonomia: O futuro dos carros está mais perto que você imagina

0

Por Gabriel D. Castro, William Capone e Pedro Kiipper

Carros autônomos, capazes de transportar pessoas ou bens sem a necessidade de um condutor humano, já são uma realidade. Não vai demorar muito para que milhões de mortes em trânsito sejam poupadas e que pessoas impossibilitadas de dirigir, como cegos e pessoas muito idosas, possam adquirir um novo nível de liberdade no que diz respeito a locomoção. Dado o fato de que o ciclo de adoção de tecnologia está se comprimindo gradualmente, é possível que em menos uma década carros auto-conduzidos sejam costumeiros.

Um gráfico elaborado pela New York Times ilustra o passo rápido em que inovações disruptivas tendem a ser adotadas no mundo de hoje: 

Linha do tempo – um breve overview sobre o desenvolvimento de carros auto-condutores:

2009

Google pioneira um projeto para desenvolver carros autônomos.

2015

Uber se lança no mundo dos carros autônomos ao contratar 40 especialistas e engenheiros da universidade Carnegie Mellon, incluindo alguns dos maiores experts em sistemas de direção autônoma.

Apple contrata especialistas em tecnologia e design automotivo para trabalhar em um projeto sigiloso.

2016

Uber inicia testes de seus carros inteligentes e compra a empresa especializada em caminhões autônomos Otto por 680 milhões (dólar).

Google transfere seu departamento de desenvolvimento de carros autônomos para a empresa Waymo, que faz parte do portfólio de empresas da Alphabet Inc., holding que tem a própria Google como subsidiária e cujos CEO (Larry Page) e Presidente (Sergey Brin) são os fundadores do Google.

2017

Fevereiro:

Waymo processa a Uber sob alegações de que um ex-funcionário da Google roubou informações antes de ter fundado a empresa Otto. Segundo a Waymo, quando a Uber adquiriu a Otto, um antigo engenheiro da Google usou supostas informações roubadas para ajudar a construir uma placa de circuito para os sistemas de auto-condução da Uber. Caso prossiga, a batalha legal será a primeira grande disputa de propriedade intelectual na era do carro sem motorista.

Abril:

Apple adquire permissões para testar carros autônomos em vias na Califórnia.

Junho:

Em entrevista para a Bloomberg, o CEO da Apple Tim Cook confessa seus planos em relação a sistemas de auto-condução “Estamos nos concentrando em sistemas autônomos. É uma tecnologia essencial que consideramos muito importante. A enxergamos como a mãe de todos os projetos de IA (Inteligência Artificial). Provavelmente é um dos projetos de IA mais difíceis de realmente se trabalhar”.

Tendências para o futuro:

 

Share.

About Author

Leave A Reply