Homenagem à Revista Escrita na Casa das Rosas

A Casa das Rosas programou para o dia 28/10/17, a partir de 18h30, uma homenagem à revista literária Escrita, editada pelo escritor, jornalista e Prof. Wladyr Nader (do curso de jornalismo da PUC SP).

Escrita publicava narrativas, poemas, entrevistas, ensaios e resenhas e tinha uma circulação nacional, tiragem de 10 mil exemplares,durou 13 anos, de 1975 a 1988 (39 números ao todo). Acolheu autores como Marcos Rey, Caio Fernando Abreu, Márcia Denser, Maria Amélia Mello e Deonísio da Silva, entre vários outros. A Escrita alcançou sucesso imediato na promoção de concursos literários, tendo colaborado para a revelação de talentos e a formação de novos escritores por todo o Brasil.

Em depoimento concedido ao site Conexões, do Itaú Cultural, o escritor Luis Ruffato disse que desde seu lançamento a revista Escrita, graças à atuação de Wladyr Nader, era norteada por alguns princípios dignos de lembrança: “a visão do escritor como profissional (‘dar duro sobre a máquina de escrever, alinhavar as idéias de forma que no papel elas façam sentido para alguém’); a luta contra o obscurantismo (‘os livros incomodam porque transmitem idéias e as idéias, remotamente, podem mudar as coisas’); e a opção pelo pluralismo (‘nossas portas estão abertas a todos (…) nos colocamos contra todos os que, com hábeis combinações de vocábulos, apresentem fórmulas perfeitas de como as coisas devem ser’)”.

A partir de 2010 a revista ganhou uma versão on-line, o Escritablog.

Organização: Luiz Roberto Guedes (Luiz Roberto Guedes é poeta, escritor e tradutor) Com Roniwalter Jatobá, Luiz Ruffato e Júlio Mendonça Sábado, 28 de outubro de 2017, às 19h.

CASA DAS ROSAS ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA +55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 • contato@casadasrosas.org.br Av. Paulista, 37 • Bela Vista • CEP 01311-902 • São Paulo • Brasil

Leave a Reply