Por Rodrigo Sanzi Acerbi

Fazendo com que o visitante mergulhe logo de cara em um ambiente reconfortante e caseiro, ao entrar na galeria Blau Projects a primeira exposição a se notar é a Para sempre e um dia, de Renata Cruz, decorada por azulejos de papel pintados da mais detalhada forma a base de aquarela.

Para sempre e um dia - Renata Cruz


Nos pequenos quadros expostos por todas as quatro paredes da instalação, aspectos e características da cultura portuguesa e japonesa são fortemente evidenciados. Representam plantas, xícaras, pratos, azulejos e frutas, em singelos e detalhados traços que lembram registros de viagem no papel. Em Lisboa, a artista trabalhou na catalogação de azulejos, e na região de Aomori, no Japão, sua residência artística baseou-se na pintura de naturezas-mortas.

Para sempre e um dia - Renata Cruz


Segundo Eduarda Trindade, assistente administrativa da Galeria Blau Projects, quando em Lisboa, Renata tomava paredes com azulejos faltando como fonte de inspiração, e tentava desenhar no papel as partes que estavam faltando. A junção de ambas as experiências, no Japão e em Portugal, transformou registros simples de seu cotidiano, em países tão distintos, na mostra Para Sempre e Um Dia.

Para sempre e um dia - Renata Cruz


Em algumas das disposições dos quadros a organização de objetos caseiros que poderiam facilmente passar despercebidos conquistam a atenção de quem esta a frente por alguns instantes. A falta de informações não chega a ser um aspecto negativo da exposição, pois a sensação causada por uma suposta linearidade definida para as imagens causa ainda mais curiosidade  para a mente do visitante. A artista ainda faz uma grande referência a literatura de ambas as culturas, em citações em japonês e inglês de artistas que lhe marcaram durante suas residências, como o escritor japonês Osamu Dazai, e o poeta e pintor português Al Berto.

Para sempre e um dia - Renata Cruz


Para sempre e um dia, de Renata Cruz, esteve em exposição entre 01 de abril a 27 de maio de 2017, na Galeria Blau Projetcs, Rua Fradique Coutinho, 1466, Vila Madalena.  

Leave a Reply