Por Gabriel Latorre Freire

  A exposição “a matéria da cor” é realizada por 28 artistas apaixonados pela ilusão das cores, cada um com seu jeito específico de transcender ao público suas ideias. Materiais e desenhos diferentes são apresentados como uma “forma de contar a história das cores e iluminações nos objetos”. Na história da arte, a pigmentação sempre foi intimamente associada a forma, no entanto alguns movimentos priorizam as cores. Sem ser exaustivo, observar o conjunto é emocionante para o expectadores. O curador responsável pela apresentação das obras foi o francês Franck James Marlot.

A obra acima foi feita pelo artista espanhol Raúl Díaz Reyes, que atualmente mora e trabalha em Madrid, Espanha. Realiza pinturas com cores vibrantes sobre alumínios distorcidos, refletindo as cores nas dobras do objeto. Através da perspectiva da peça, Reyes demonstra a variação de tons e luz incidente.

Foto: Gabriel Latorre



O artista brasileiro Carlos Nunes demonstrou sua visão de cores em degradê na natureza viva. Pode-se ver as diferentes nuances no reflexo das frutas no chão. Os tons variam de modo gradual, tornando-os menos ou mais intensos. Apesar de todas as frutas estarem na mesma sequência, nota-se claramente o volume e o brilho. A luz brinca com as transparências e a opacidade da cor, ressaltando os relevos remetendo a uma escultura.

Foto: Gabriel Latorre



O artista espanhol Carlos Cruz-Diez, usou nesta apresentação formas muito parecidas, demonstrando uma estética de fácil entendimento. O material feito de policarbonato em retângulo, deixa um aspecto instigante conforme a perspectiva da imagem. Através da sobreposição, novas cores e formas surgem, como um abrir e fechar de portas, assemelhando-se a um labirinto colorido, onde não se acha a passagem apesar de vê-la. De acordo com o ângulo de visão, nascem novas formas e cores, dando a ilusão de aumento das placas. A presença de expectadores na exposição facilita o entendimento da obra.

Foto: Gabriel Latorre



Artistas: Yves Klein, Vicent Beuarin, Waltercio Caldas, Arthur Luiz Piza, Carlos Cruz- Diez, Sonia Delaunay, Carlos Fajardo, Josef Albers, Carlos Nunes, Hebert Hamak, Renato Bezerra de Mello, Raúl Diaz Reyes e Wolfram Ullrick.

Leave a Reply