Por Juliana Munaro

Rino Levi foi um famoso arquiteto brasileiro, responsável pela projeção de inúmeras construções, entre elas a casa que é hoje a Galeria Luciana Brito. Pablo Lobato, o atual artista que exibe suas exposições no local, fez um buraco em uma das paredes e nomeou-o como uma de suas obras, “Boa tarde, Rino Levi”.

Dentro desse buraco foram colocados livros do artista, intitulados “Rua”, cujo lançamento se deu no mesmo dia que a abertura da sua exposição “Outono, apesar de tudo”. O livro é composto por fotografias tiradas durante seus anos vividos na Coréia do Sul e no Japão e algumas delas são exibidas em uma parede do museu.

Apesar disso, a maioria das obras da exposição “Outono, apesar de tudo” baseiam-se no fazer manual do artista. Ele utiliza de materiais simples, tirados de sua função comum, como madeira, cobre, tecidos e papéis, que são modificados através de cortes, rasgos e sobreposições, simbolizando o desprender natural de folhas, testemunhado durante o outono.

Alguns dos materiais utilizados são de origem japonesa ou sul-coreana, como o tecido fibroso e de baixa gramatura, chamado “Moshi”, que foi utilizado em um dos destaques da exposição, “A Yard of Moshi, please”. Nesta obra, os tecidos, de diferentes cores, são cortados de forma irregular e não geométrica e enfileirados.



Remetendo-se também à cultura asiática, Lobato criou uma série de “kimonos” com papéis produzidos milenarmente por artesão coreanos, o “Hanji”. O material é cortado e dobrado a fim de mostrar toda a coreografia silenciosa de gestos do artista, como é explicado no “flyer” da galeria.



As obras da exposição possuem duas características principais: simplicidade dos materiais utilizados e complexidade de compreendimento. Para Ana Paula Cardoso, uma das visitantes da galeria, que frequentemente visita galerias por São Paulo “é interessante poder conhecer um pouco da cultura desses países vendo a exposição, mas este conhecimento só é possível a partir de uma informação adicional ou uma explicação dada sobre as obras”.

Fotos por Juliana Munaro

Leave a Reply