Reprodução
Por Helena B Lorga Centro de Meditação localizado em São Paulo ajuda seus alunos a lidarem melhor com seus conflitos internos

Nestes tempos estressantes, em que podemos perder a calma por qualquer motivo, nada melhor do que encontrar alguma resolução para nos acalmarmos. Para ajudar nisso, há um excelente local em São Paulo chamado Brahma Kumaris, que oferece curso de meditação para melhorar a qualidade de vida.

Essa organização, também chamada de Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris, é uma entidade criada na Índia em 1937, cujo objetivo é promover valores humanos, espirituais e universais. Foi fundado pelo joalheiro Dada Lekrhaj (conhecido como Brahma Baba), um estimado e rico membro da comunidade Sidhi, que teve uma experiência espiritual muito intensa, com uma série de visões surpreendentes, que revelaram verdades sobre a natureza da alma e de Deus. Dessa forma, o instituto agrega não só o aprendizado de Baba, como também acrescenta elementos da religião mais antiga do mundo, o hinduísmo.

Presente em 103 países, ele realiza programas que melhoram a qualidade de vida de seus praticantes, além de estimularem uma cultura de paz, harmonia, solidariedade e bem-estar ao mundo. Sua forma de trabalho se baseia na Meditação Raja Yoga, que lida com a tomada de consciência das qualidades espirituais inatas de cada ser humano, bem como a transformação e limpeza de pensamentos e ideias que fazem mal. Não há exercícios físicos em sua prática, apenas atividades mentais e teorias sobre assuntos da imortalidade e de Deus. Com isso, seus cursos causam grande bem-estar aos seus participantes, além de mudanças internas favoráveis.

No programa Estrelando, da TV de Santos, a coordenadora do Brahma Kumaris, Luciana Ferraz, deu uma entrevista ao apresentador George Jorge, cuja conversa ela explica sobre a instituição. Praticante há 38 anos, Luciana acredita que a entidade recupera valores espirituais muito importantes, que atualmente vemos perdidos em nossa sociedade. Afirma que eles não trabalham com mestres e discípulos e, sim, preservam um relacionamento entre os mais e menos experientes, como se fossem irmãos maiores com os menores. O único mestre existente é Deus, o ser supremo de paz, amor e felicidade, e a verdadeira liderança é a do espírito de generosidade, de compreensão e de ajudar o outro a superar suas dificuldades.

A título de curiosidade, também ensina que “Brahma Kumaris” significa "as filhas de Brahma", pois, no início, eram unicamente as mulheres que seguiam os conselhos de Brahma Baba. Por fim, ela diz que a prática ajuda a pessoa a autoconhecer-se e faz com que entre em contato com sua força interior, despertando seu poder interno e consegue reconquistar a autoestima, o equilíbrio e superar melhor as dificuldades.

A funcionária pública Tereza Luiza, concluinte do curso, só tem elogios: “Gostei bastante dos conteúdos e da prática, pois me ajudou a me espiritualizar e a ficar mais calma e paciente com os problemas da vida”.

A organização não cobra por suas atividades, apenas se mantém por contribuições voluntárias. Sua sede na capital de São Paulo se localiza em Perdizes (Rua Dona Germaine Burchard, 589), mas também há nos bairros de Pirituba (Rua Lino Pinto dos Santos, 133 - Jd. Felicidade) e em Barueri (Calçada das Orquídeas, 102 – 1º andar, sala 11 - Centro Comercial de Alphaville). Os cursos são gratuitos e abertos ao público. *

Leave a Reply