Posse de Anna Cintra é suspensa; Marcos Masetto assume reitoria provisoriamente

Atualizado dia 28/11/2012 às 20:45

Por Rute Pina

O Conselho Universitário (Consun) da PUC-SP determinou, na tarde desta quarta-feira (28), a suspensão da homologação da lista tríplice encaminhada ao Grão-Chanceller da Universidade no dia 31 de agosto. A posse de Anna Maria Marques Cintra, prevista para o dia 29 de novembro, foi suspensa.

A decisão foi tomada em reunião extraordinária do Conselho, após a emissão de um recurso para impedir a posse da professora, que havia assinado um termo, em debate realizado por estudantes durante a campanha eleitoral, no qual alegava que não aceitaria o cargo caso não fosse a escolhida pela comunidade.

O documento, proposto pelo Centro Acadêmico 22 de Agosto, Centro Acadêmico de Relações Internacionais e Associação dos Funcionários Administrativos da PUC-SP (Afapuc), caracteriza a aceitação do cargo pela professora como “ato de improbidade, mau procedimento e desídia”, ferindo, desta maneira, o estatuto da Universidade e da própria Fundação São Paulo (Fundap). Para evitar sua posse, foi solicitada a suspensão do artigo 321, §5°, do Regimento Interno da PUC-SP.

O recurso ainda não foi julgado devido o acolhimento do pedido de vistas de Vidal Serrano, professor do departamento de Direito da universidade, o que deve ser feito em 12 de dezembro, segundo as deliberações do Conselho. Além disso, a professora Anna Cintra, que ainda não se pronunciou à comunidade sobre sua indicação, deve apresentar sua defesa em até cinco dias.

Momento da indicação do reitor interino no Consun.

Reitor interino – Com a suspensão da posse de Anna Cintra, a reitoria da universidade entra em estado de vacância, ou seja, o cargo fica sem titular. Para exercer essas funções, o Consun nomeou Marcos Masetto, decano do Conselho, como reitor interino até a posse do próximo reitor. Masetto, que já ocupou o cargo de vice-reitor na gestão de Nadir Kfouri, é professor do programa de Pós-graduação de Educação.

Resposta da Fundação – Em nota, a assessoria de imprensa da Fundasp insistiu na legitimidade da indicação de Anna Cintra ao cargo, como havia declarado anteriormente em nota a professores e  colaboradores.

“A nomeação foi feita pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, grão-chanceler da instituição, com base na lista tríplice, indicada pela comunidade universitária após consulta pública e homologada pelo Conselho Universitário, conforme estabelece estatuto da PUC-SP”, argumentou assessoria, que, ainda, divulgou que a posse da nova reitora acontecerá nesta sexta-feira (30).

Crédito das fotos: Guilherme Almeida