Por Matheus Rheda

Há 464 anos acontecia o primeiro culto evangélico no Brasil, no Rio de Janeiro durante a França Antártica, por pastores enviados diretamente por Calvino. Com a posterior conquista portuguesa desta colônia, o catolicismo voltará a reinar sozinho por mais alguns séculos. O renascimento protestante em terraa tupiniquins se dará apenas no séc.XIX e se consolidará no XX com a entrada de novas igrejas tais como a petencostal, presbiteriana, testemunhas de Jeová, quadrangular, mórmon, Batista, etc. Enquanto estas crescem, os católicos vem caindo progressivamente, principalmente depois da década de 70, com os avanços dos meios de comunicação em nosso país. Ainda assim, somos a maior nação apostólica romana do mundo.

Um dos motivos da saida de tantos brasileiros do catolicismo se resume na informalidade dos evangélicos juntamente com a discrepância em dogmas propostos na sagrada tradição católica, mas unicamente na bíblia, possibilitando diferentes maneiras de integrar o público. O protestante se reconhece mais do que o católico com os eclesiásticos, que possuem uma maior proximidade com seus seguidores. a propaganda de programas evangélicos também faz a diferença na hora de atrair o público.

Giovanda, 38, empregada doméstica, frequentadora da assembleia de Deus em Taboão da Serra ,diz que a fé a ajuda a superar os desafios do dia a dia. Visita a assembleia 3 vezes por semana, sempre no período noturno logo após o trabalho. Segundo Giovanda, através da igreja construiu vínculos com outras frequentadoras e aprendeu muito mais sobre a palavra divina como evangélica do que como católica, como costumava ser em sua juventude. Doa para a congregação 10% de seu salário, o dízimo, mas garante que não há pressão para tal, doa quem se sente a vontade para o ato. Em finais de semana, quando disposta, participa de cultos no templo da assembleia de Deus de São Paulo, um lugar enorme e magnífico segundo ela. A própria congregação organiza os passeios, fornecendo lanches e ônibus fretados para a visitas.

Leave a Reply