Por Isabella Mariano, Júlia Assef e Maria Tereza

A guerra contra os canudos – Episódio 1

Estima-se que cerca de um bilhão de canudos plásticos sejam descartados diariamente no mundo. Por serem raramente reciclados, eles vão parar no mar, onde podem levar mais de 100 anos para se degradarem. Por causar tantos problemas ambientais, em julho de 2018, o Rio de Janeiro se tornou a primeira grande metrópole brasileira a banir o uso de canudos plásticos em estabelecimentos comerciais. O mundo parece ter entrado em guerra contra os canudinhos.

A guerra contra os canudos – Episódio 2

Nem sempre paramos para pensar na quantidade de plástico usada no nosso dia a dia. Apesar de ser extremamente versátil, ele prejudica o meio ambiente por não se decompor com facilidade. Pesquisadores acreditam que, dentro das próximas três décadas a massa total de lixo plástico nos oceanos pode ser maior do que a de peixes. Eles e todos os outros animais marinhos são os mais afetados com a poluição causada por esse material.

A guerra contra os canudos – Episódio 3

Em 2015, um vídeo que mostrava um canudo sendo retirado do nariz de uma tartaruga resgatada viralizou na Internet, o que acabou impulsionando movimentos contra esse objeto em todo o mundo. O problema é que as pessoas acabam esquecendo que eles não são os únicos produtos feitos de plástico que prejudicam o meio ambiente.

Leave a Reply