Por Gabriela Domingos

O Brasil é mundialmente conhecido por ser uma “fábrica” de craques e carregar em sua história inúmeros títulos em diversas competições. Oficialmente, a seleção canarinho é cinco vezes campeã mundial, quatro vezes campeã da Copa das Confederações, oito vezes da Copa América, duas vezes do Campeonato Pan-Americano, além das inúmeras medalhas nos Jogos Olímpicos e Pan-Americanos. Diante disso, as vagas no time principal são sempre bastante disputadas e muitos jogadores de qualidade acabam ficando de fora de convocações.

Jogar uma Copa do Mundo é o sonho de todo atleta e muitos, com o intuito de realizar esse objetivo, acabam recorrendo a uma dupla ou até mesmo tripla cidadania e disputam o campeonato mundial por outro país. Entre eles estão alguns mundialmente conhecidos, como Pepe (Portugal), Diego Costa (Espanha), Thiago Alcântara (Espanha) e Thiago Motta (Itália).

Alguns futebolistas brasileiros naturalizados disputarão a Copa do Mundo da Rússia por outras seleções. São eles:

 

1.Thiago Alcântara

 

Thiago Alcântara defende o Bayern de Munique

 

Nascido na Itália, filho do ex-jogador brasileiro Mazinho, possui três nacionalidades. É naturalizado espanhol e desde o sub-16 defende a seleção local. Defendeu o Barcelona de 2009 a 2013, ano em que se transferiu para o Bayern de Munique, clube em que joga até hoje. Na temporada 2017/2018, marcou sete gols e deu quatro assistências em 32 jogos.

 

 

  1. Pepe

 

 

Pepe jogou no Besiktas em 2017/18

 

Natural de Maceió, o ex-zagueiro do Real Madrid se naturalizou português e desde 2007 defende a seleção europeia. Atualmente joga no Besiktas, da Turquia, e já venceu três vezes a Ligas dos Campeões e três vezes o Campeonato Espanhol pelo time de Madri.

 

 

  1. Mario Fernandes

 

 

Mario Fernandes joga no CSKA

 

 

Desde 2012 jogando no time russo CSKA Moscou, em 2016 adquiriu a cidadania russa e a partir de então passou a defender a seleção anfitriã da Copa de 2018. Na temporada de 2017/2018, ele deu cinco assistências em 37 jogos pelo seu clube.

 

 

  1. Diego Costa

 

Diego Costa defende o Atlético de Madrid

 

Nascido em Sergipe, chegou a defender a seleção brasileira em dois amistosos, mas em 2014 optou por representar a Espanha. Diego já atuou por diversas equipes espanholas, porém foi no Atlético de Madrid, clube que defende até hoje, que se destacou. Na última temporada, ele marcou sete gols e deu seis assistências em 23 jogos, além de ter sido campeão da Liga Europa.

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply