Por Maria Alice Prado 

A Copa da Rússia nem começou e já deu muito o que falar. O torneio deste ano não contará com a Itália, que nunca ficou fora de um mundial. Porém, mais intrigante ainda, são as seleções que muitos desconheciam mas já apresentaram seu novo futebol bem estruturado logo nas eliminatórias e vão conhecer o maior país do mundo.

Islândia

Seleção islandesa em seu grito ‘viking’ (http://jc.ne10.uol.com.br)

O país com menor população a disputar um mundial é estreante na copa e considerado por muitos a maior surpresa de 2018. Sem exército ou fronteiras nacionais, o objetivo é reconquistar o sucesso da Euro 2016. Nem mesmo a estreia contra a Argentina de Messi (e depois Nigéria e Croácia) abala a confiança em um novo milagre. A seleção islandesa é daquelas que prometem conquistar a empatia e o carinho de todas as torcidas independentemente de seus resultados. Isso pode ser confirmado pelo seu “grito viking”, que ficou famoso na Euro 2016. Diversos torcedores de todo o mundo aderiram a comemoração com sua simpatia. 

Panamá

Seleção do Panamá (https://www.4oito.com.br)

Junto com a Islândia, a seleção do Caribe também é estreante no mundial. Depois de algumas participações na Copa América, a seleção fez grande campanha na CONCACAF (órgão que governa o futebol?continental na?América do Norte, Central e o Caribe para as eliminatórias), e na última rodada das eliminatórias garantiu vaga e disputa a Copa da Rússia 2018. A representante da América Central eliminou a Costa Rica, que foi a grande surpresa da Copa 2014 e chegou até as quartas de final. O Panamá está no Grupo G, ao lado de Bélgica, Inglaterra e Tunísia.  

Egito

Seleção egípcia (http://jconline.ne10.uol.com.br)

O Egito é um dos cinco países da África que conquistaram a vaga para a Rússia 2018, o time egípcio ficou na liderança de sua chave com 13 pontos para atingir esse objetivo. Sob o comando do atacante Salah, que está dando o que falar na Liga dos Campeões pelo Liverpool, o Egito disputará o mundial depois de 28 anos fora. O que se espera é que o país chegue até as oitavas de final, já que sua chave não é tão complicada (Rússia, Uruguai e Arábia Saudita) e conta com Salah (Liverpool), Elneny (Arsenal) e Egazi (Albion), grandes nomes do futebol europeu.  

Marrocos

Seleção marroquina nas eliminatórias da Copa 2018 (Foto: Fadel Senna/AFP)

Depois de vinte anos sem jogar a Copa do Mundo, o Marrocos conquistou sua vaga no mundial depois de não sofrer gols e acumular 12 pontos nas eliminatórias do continente. A vaga veio depois do confronto direto com a Costa do Marfim pelo grupo C. A seleção de 2018 é por muitos considerada a melhor marroquina já vista. Seu grupo para a primeira fase do confronto é Portugal, Espanha e Irã, time liderado pelo zagueiro Benatia diz que o segredo para superar os favoritos do grupo B é não sofrer gols, pois o craque do time está na defesa. 

Senegal

Seleção senegalesa (https://www.24horasnews.com.br)

O Senegal volta à Copa em sua segunda participação, a primeira foi em 2002 e surpreendeu o público chegando até as quartas de final. Naquele ano, os senegaleses venceram a temida França na primeira fase do mundial. Nas eliminatórias do continente, eles terminaram a competição de forma invicta e seu grupo para a primeira fase da Rússia 2018 é Colômbia, Polônia e Japão. Eles continuam a prometer mais surpresas para o grande mundial. 

Peru

Seleção do Peru (Divulgação/FIFA)

A seleção peruana vai à Rússia depois de 36 anos longe da competição. Para participar, os peruanos terminaram em quinto lugar nas eliminatórias da América do Sul. Paolo Guerrero, o grande craque da seleção, até o momento está suspenso da Copa pois foi pego em um exame anti-doping, a seleção e o jogador estão tentando provar inocência porém até o momento ele está fora e o Peru deve enfrentar seu grupo (Austrália, Dinamarca e França) sem o astro. A menos de 30 dias para o início do maior campeonato esportivo do mundo candidatas a favoritas e surpresas não faltam. O que resta aos torcedores é aguardar para vibrar muito por sua seleção em campo. A Copa do Mundo 2018 começa dia 14 de junho ao meio-dia, as seleções a se enfrentar são a anfitriã Rússia e Arábia Saudita.

 

Leave a Reply