Beleza da orla marítima orgulha moradores e turistas

Por Júlia Andrade

Como cartão de visita de Santos, no litoral paulista, o jardim da orla da praia é, de fato, o que se encontra de mais lindo na cidade. Um pouco mais de 5 km de longos gramados, em conjunto com alamedas de palmeiras, muitas espécies de arbustos e flores são o que compõem esse belo ambiente. Estendido de um extremo da cidade, bairro do José Menino, até o outro, bairro da Ponta da Praia, foi eleito pelo Guiness Book como o jardim frontal de praia de maior extensão do mundo.

Bairro do Embaré. Foto: Divulgação

Muitos jovens santistas acabam deixando a cidade para morar em outros locais em prol da vida universitária, mas o que se costuma ouvir é que voltam aos fins de semana com o mesmo sentimento de pertencimento que sempre tiveram e demonstram o orgulho que têm desse ambiente único. “Não tem nada melhor do que chegar de um dia exaustivo e sentar nos banquinhos do jardim da praia. Ele me traz uma paz e uma felicidade inexplicável!” afirmou Maitê Husni, nascida em Santos, estudante de medicina da Uninove de Bauru.

Tomar água de coco na praia é um hábito santista.                                Foto:Júlia Andrade

Banco no bairro Boqueirão                                           Foto: Júlia Andrade

 

Já, Leticia Mendes, também santista, estudante de Publicidade e Propaganda da Cásper Líbero de São Paulo, transmite a paz que sente toda vez que volta a esse lugar. “Pra mim, ter uma área como essa nos permite ter uma fuga da rotina, do caos diário e da pressa que o cotidiano acaba nos trazendo. Me traz a sensação de tranquilidade, de estar em casa.”, disse a universitária.

Leticia(à esquerda), sua amiga e seu cão.                  Foto:Júlia Andrade

“Eu acho que o jardim representa a alma da cidade, muitas pessoas vêm de fora para ver esse jardim.”, concluiu Maitê. Não só os conterrâneos santistas reconhecem esse lugar privilegiado, mas muitos turistas não perdem a oportunidade de visitar esse “cartão postal”. “É um toque de natureza que dá um visual especial para a cidade”, concluiu Giovanna Paes, moradora de Alphaville, em recente visita à Santos.

Além da beleza apreciada por todos, o local também traz história, uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. São 38 monumentos, entre estátuas, bustos, placas comemorativas e esculturas, espalhadas por toda sua extensão, que contam partes significativas da história da cidade, do Brasil e do mundo.

Estátua Vicente de Carvalho                                          Foto:Júlia Andrade

 

Busto da poetisa Maria de Rezende                                Foto:Júlia Andrade

 

Essa junção de arte, cultura, lazer e bem-estar que tornam o extenso jardim da orla da cidade de Santos um lugar reconhecido mundialmente e parada obrigatória de todos os visitantes. Um ambiente que encanta todas as idades, desde os pequeninos que adoram explorar tanta variedade até os frequentadores mais experientes, que renovam suas energias a cada visita.

Leave a Reply