Torcida brasileira rumo à Rússia

Por Marina Pires

Não importa se a Copa do Mundo for a 11.820 km de distância, não existe tempo ruim aos torcedores brasileiros. O Brasil está entre os países que mais pedem ingressos para Copa de 2018, segunda a Fifa. Está atrás apenas da Rússia, Alemanha, Argentina e México. Mas o que será que vai levar tantos brasileiros a um país tão distante? Seria só o futebol?

“Não fosse pelo futebol, acho que não estaria indo agora para Rússia. Talvez iria em outro momento”, conta Felipe Luciano, 23, que assistirá a um jogo da semifinal na cidade de São Petersburgo. “A escolha da semifinal foi justamente por ser mais emocionante. Não investiria tanto dinheiro para ver jogos de seleções menores”, diz. A compra dos ingressos foi uma maratona aos torcedores que sonhavam em assistir a um grande jogo da Copa de 2018. “Participei da fase de sorteio, fui atrás de cambistas mas estava saindo muito mais caro”, conta o jovem. Desde março a Fifa vem liberando a compra de ingressos conforme a ordem de chegada. “Ficou muito mais fácil, porque só dependia da minha disponibilidade de acordar cedo e esperar à frente do computado. Foi assim que consegui os ingressos”, relata Felipe.

O Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 17 de junho, contra a Suíça, na cidade de Rostov-do-Don, destino pouco conhecido da Rússia. A disponibilidade de hotéis e transporte têm sido dificuldades para os torcedores que pretendem assistir a jogos em cidades menores. Foi o que aconteceu com Sueli Pires. “Eu e meus filhos conseguimos ingressos para assistir as quartas de final na cidade de Kazan, mas não encontramos hotéis com vagas e passagens para voltar a Moscou”, conta. A Fifa disponibiliza a devolução dos ingressos com seu dinheiro de volta, porém não é possível trocar por ingressos de outros jogos.

A expectativa é alta tanto para a conquista do hexa quanto para o turismo que a Rússia vai proporcionar aos brasileiros que forem para lá, por ser um país culturalmente diferente de nós e com um forte sentimento nacionalista. Espera-se que seja aí a vitória da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2018.

Leave a Reply