Category: 50 anos de maio de 68

Movimento político e revoltas estudantis mudaram os rumos da França

O movimento de maio de 1968, na França, tornou-se ícone de uma época pela renovação dos valores e veio acompanhado pela proeminente força de uma cultura jovem.

Por Adriano Rodrigues Madruga    O começo de tudo foi uma série de conflitos entre estudantes e autoridades da Universidade de Paris, em Nanterre, cidade próxima à capital francesa que tinham como principal incentivo temas como: melhores qualidades de estudo e a unificação dos dormitórios masculinos e femininos que a instituição não permitia. Como forma de mostrarem
CONTINUE READING

A juventude libertária sincronizada com o movimento hippie

Maio de 68 é, provavelmente, uma das datas mais marcantes quando se fala de movimentos revolucionários que mudaram o mundo. Os impactos culturais e sociais, frutos dessa série de acontecimentos, trazem resquícios benéficos até hoje: 50 anos depois. Compreender o papel da juventude e do movimento hippie, vai muito além do slogan “paz e amor”. Os jovens tiveram um papel essencial na reivindicação de uma nova visão de mundo, desconstrução dos padrões capitalistas-conservadores da época e no questionamento de assuntos como política, o uso de drogas e a banalização da violência. Não é por acaso que o movimento hippie é um dos mais conhecidos no mundo.

Maio de 68 é, provavelmente, uma das datas mais marcantes quando se fala de movimentos revolucionários que mudaram o mundo. Os impactos culturais e sociais, frutos dessa série de acontecimentos, trazem resquícios benéficos até hoje: 50 anos depois. Compreender o papel da juventude e do movimento hippie, vai muito além do slogan “paz e amor”.
CONTINUE READING

Televisão ajudou a propagar o movimento estudantil

Críticos da época questionavam se a própria televisão estava incitando tal comportamento e se a dimensão da revolta seria a mesma caso não houvesse tamanha promoção midiática.

Por Júlia Valente A TV cumpriu seu papel ao determinar, em nível global, os rumos das sociedades que estavam rompendo com os padrões tradicionais do mundo ocidental do pós-guerra. Consolidada como instrumento hegemônico de comunicação em larga escala na época, ela ajudou a determinar os rumos das mudanças sociais e políticas bem como, segundo estudiosos
CONTINUE READING

Luta feminista ganhou fôlego nos movimentos sociais

Em 1968 a sociedade é cutucada. Os movimentos feministas espalham-se ganhando fôlego, força e aliadas de peso e as mulheres saem às ruas levantando bandeiras contra a submissão, contra o preconceito no mercado de trabalho, contra o papel exigido e oferecido à mulher com as atividades domesticas como única opção de vida.

Por Sofia Missiato As bandeiras feministas ainda tremulam por ideais como o fim da guerra do Vietnam, defesa dos Direitos Humanos e libertação sexual. A luta pela liberdade de expressão, pela publicação da palavra feminina, já vinha sendo travada por diversas escritoras que não conseguiam editoras para seus trabalhos, já que estas davam prioridade aos escritores.
CONTINUE READING